15/05/2008

"You're a part-time lover and a full-time friend"


Ontem, finalmente!

Tantos pontos a favor que nem sei por onde começar. Ensaiemos então uma espécie de triagem.

Banda sonora: intocável. Todas as músicas perfeitamente adequadas aos momentos, versos simplesmente adoráveis, e ainda a soberba frase que redefine todo o conceito de amizade colorida: You're a part-time lover and a full-time friend - caso saibam de quem é a música, deixem-no nos comentários!

Argumento, indescritível. Os comentários de Juno são surreais, de um sarcasmo incomparável, que venero. Humor também não falta. Adoro a cena de ciúmes que Juno faz ao pseudo-namorado-e-pai-da-criança, em que a miúda de quem Juno tem ciúmes é descrita como "cheirando a sopa". Ela e toda a sua casa.

Cenários, o mais kitsh possível, tanta as casinhas da classe média baixa, como as mais abastadas.
De louvar o facto de ser um filme que tem tanto de impossível como de real. Desde a família disfuncional de Juno - não via algo do género desde Uma família à beira de um ataque de nervos - à hot cheerleader que tem uma tara por professores nada atraentes.

Tinha tudo para ser um típico teen movie, mas felizmente resultou em algo bem atípico e mais real do que os filmes de adolescentes americanos.
A única incongruência, a meu ver, é o facto de Juno se interessar por um miúdo que, não obstante o facto de ser muito bom aluno, atlético, etc etc, não tem grande conteúdo. Personagem algo pobre, que pouco jus faz ao ego de Juno.

De resto, recomenda-se!


14 comentários:

tiagwho disse...

A música dessa grande Banda Sonora é The Moldy Peaches - "Anyone else but you". Na BSO tem também a versão com a Juno e o Bleeker. Grande disco a acompanhar um filme maior. Argumento, design, fotografia, personagens, tudo. Bom mas bom.

pegueitrinquei disse...

obrigadaaaaa!!!!!

Bolha disse...

Olha chegaram 1º do que eu, já vinha aqui para te iluminar com a minha mente brilhante sobre a banda sonora ;)
Adorei. Adorei.


*rita*

Porcos no Espaço disse...

Vi.

Adorei.

Que raio andaste tu a fazer para só o teres visto agora?

Sorrisos em Alta disse...

Um bom fim de semana para ti!

Menphis disse...

"...não tem grande conteúdo. Personagem algo pobre, que pouco jus faz ao ego de Juno" - não achas que aí é que reside o segredo do filme ?

Podermos-nos apaixonar por alguém que não tenha conteúdo, que não faça jus ao nosso ego, mas que, naqueles momentos que tanto precisamos de alguém estão sempre lá dispostos a amparar-nos ? no momento, em que ela mais precisa de um abraço, ele aparece, vindo do nada, com uns calções ridículos e de fita na cabeça, e se deita ao seu lado dando-lhe um abraço, como se dissesse que ele estava ali apenas para a proteger, para ela não ter medo. maravilhosa cena essa, com a Cat Power a nos fazer arrepiar.

O filme, também vi à pouco tempo e, claro, fiquei encantado,a banda sonora essa tem estado presente nos meus dias desde que a ouvi pela 1ª vez. Destaco a Kimya Dawson, elemento feminino do The Moldy Peaches, descobre-a, tem músicas de uma simplicidade e beleza fantásticas.

RC disse...

Vi e tb gostei.

Xi.

rv disse...

juno,

é uma delícia p engordar o coração, tb fiz um post sobre o filme, e já p não falar do argumento, tem tb uma excelente bada sonora,

bjs

scaramouche disse...

Parabéns pelas palavras que inspiram os leitores a ... voltar e sair dele com algo especial.

scaramouche.

pegueitrinquei disse...

menphis, thanks pela dica, já ouvi e adorei...

e sim, a tua opinião tb é perfeitamente válida e faz todo o sentido, mas ainda assim... continua a ser algo incongruente para mim :) sou um bocadinho teimosa*

beijo

Maria disse...

A Anyone Else But You, a Expectations e a Sea Of Love caem que nem uma luva.

E concordo com a personagem fraca do pretty/ugly boy, um bocado em contraste com a sarcasticamente negra Juno que venera Patti Smith.

E, plus, a frase - it all started with a chair - que acho que ficará para a posteridade da nossa geração de putos de 20 anos que se revê na Juno.

Anónimo disse...

eu adoro, adoro esse filme. foi dos q mais gostei ultimamente.

e a banda sonora roda insistentemente por aqui! :D

Ji disse...

Eu gostei bastante.
Beijo na bochecha!

Ema disse...

diz que sim, que é bom.

quanto ao título, é tudo o que quero.