07/03/2008

Been there, done that

Em O Choque de Civilizações, um dos meus ensaios favoritos de Relações Internacionais, Samuel Huntington profetiza sobre o futuro da ordem mundial. E diz o senhor que a principal fonte de conflito dos nossos tempos se dá na esfera cultural. O que não será novidade para ninguém, olhando ao inflamado debate a que deu azo o dito livro.

Não almejando aqui a dar-vos nenhuma lição sobre RI (quem sou eu...), cabe então informar que também eu tive direito ao meu "choque de cultura" particular. Numa sauna em Payerbach, uma (não sei se terá sequer direito a esse nome) aldeia perdida nos alpes austríacos. Cheias do nosso pudor sul europeu, lá fomos inocentemente para a sauna, armadas de bikinis e toalhas. E não tardou muito até percebermos o desconforto que os nossos - já de si reduzidos - bikinis provocavam nos senhores de meia idade nórdicos que estavam connosco no cubículo. Nunca me senti tão despida como quando senti o olhar reprovador dos senhores, que nos olhavam nus, sexos descaídos, peles por todo o lado. Como se nos quisessem diminuir na nossa diminuta e retrógrada condição de sul europeias.


Até para mim, europeia liberal de coração, é incrível como no Espaço Europa ainda prevalecem estes vácuos culturais.

3 comentários:

Ema disse...

há mesmo um imenso choque cultural. o norte e o sul têm demasiadas diferenças ancestrais para se aproximarem nesta era.

Jaime disse...

É muito interessante, esse episódio!
De Portugal à Suécia vai uma distância cultural muito considerável, sim, mas ainda assim, seremos primos.
Nem tenho a certeza do episódio ser convenientemente interpretado pelo leitor português, e isto supondo que eu percebi bem a motivação dos senhores nórdicos - aquilo é para fazer nu, é simples, não é para uns pudicos vestidinhos irem ver como é. Eles ter-se-ão sentido incomodados.
(Não percebi se eles eram mesmo nórdicos, escandinavos, ou se estás a chamar nórdicos aos austríacos.)

Sorrisos em Alta disse...

Tens razão.

Mas também sabes que eles são uma excepção e que senhores nórdicos de meia idade não são exemplo para ninguém.
Principalmente despidos!
;o)