06/11/2009

A galinha da vizinha...


Esta semana, partilhava com um amigo o meu contentamento por ter conseguido bilhetes mais baratos para as Obras Completas de Shakespeare em 90 Minutos e por ter obtido vaga no curso de escrita criativa - gratuito, claro. Ao que ele me responde com um ah, este fim-de-semana vou para Madrid, e em Fevereiro uma semana para Nova Iorque. Foda-se. E eu toda contente por umas merdinhas de nada. Eufórica mesmo!

Afinal, quando se tem pouco, os padrões da satisfação tendem a baixar, a ajustar-se à sufocante realidade em que nos mexemos. Mas será saudável aceitar tais padrões, tão baixos? Será que nos vai ajudar a lidar melhor com as nossas limitações, protegendo-nos da dureza da nossa realidade? Ou simplesmente criar uma redoma que aos poucos nos faz contentar com o pouco que para nós é tangível?

Não quero nem posso aceitar ficar dentro da redoma. Ficar na redoma seria morrer para a vida, calar o intelecto, tapar o sol com a peneira. Cada dia a mais que passar dentro desta redoma, mais me sinto penar.

Puta da galinha!

5 comentários:

TT disse...

Se calhar através da teoria do CAOS um bilhete de teatro e um curso gratuito valem muitas viagens...

...só não digo mais significantes, porque tudo é relativo!!...eu se calhar preferia ir a um curso de escrita criativa do que ir a Madrid por um fim de semana!

Bjs

Jaime disse...

Eu acho que devemos ser ambiciosos de forma positiva, sem estar a olhar gulosos para as galinhas dos outros. As pessoas que desistiram podem tornar-se pessimistas, pouco generosas, chatas... Algo está mal connosco quando a satisfação dos outros nos provoca infelicidade. Ou quando, simetricamente, precisamos de alardear pequenos sucessos.

Joanne disse...

Sempre que estiveres a adormecer os padrões aparecerá sempre a galinha da vizinha à janela, ou ouvirás o seu piar lá bem no fundo para saberes que afinal, tá bom, mas ainda queres mais!

lampâda mervelha disse...

- Epahhh fui a Londres e aquilo é F A N T Á S T I C O ! Mesmo assim acho Barcelona com uma vida mais porreira e tal etc etc etc.... blá blá blá blá.... e tu se fosses viajar, onde gostavas de ir, Roma?

- Nah...

- Paris? Ohh já lá estive e é apaixonante...

- Hmmmm, nah..

- Madrid

- Oh, achas?

- Veneza?

- ...

- Sei lá, Nova Iorque?

- Nicles...

- Então?

- Alasca!!

- Alasca???

- Sim, e no Inverno!

- Credo!! Isso é alguma viagem?

- Olha, conheces alguém que já tenha estado em Barrow?

-Onde???

- Vai ao Google e procura!

- Não... de facto não conheço ninguém que lá tenha ido.... mas com tanta cidade fantástica por cá. Budapeste, Praga, Milão, Viena, Amesterdão...

- Tretas pah! Barrow no Inverno!!! Ficar todo mamado com os dias que são noites... olha, ver esquimós!

- Tu és estranho

H4rdDrunk3r disse...

Quase um post, Lampâda! Obrigada :)