04/06/2008

A Srª dona Maria João Avillez, reconhecida jornalista, decidiu ir jantar ao Bairro Alto um destes dias. E diz a senhora na sábado:

Quando saí, já tarde, dei uma volta pela noite e subitamente esbarrei com Bombaim: caixotes do lixo esventrados debruando os passeios, ruas imundas, as paredes do Bairro Alto cobertas de grafitti desbotados, cães vadios por todo o lado, manchas compactas de gente - baça, feia, mal vestida - apagando beatas no chão. Uma vergonha.


Hum, ok, deixa cá ver se eu percebi bem. Eu e grande parte dos meus amigos, que frequentamos o Bairro às sextas, somos vistos como sendo uma vergonha? Baços, feios e mal vestidos? E o Bairro agora parece Bombaim? Ficava mais bonito cheio de bandeirinhas da Selecção, queres ver? Sim, e ainda nem vim barafustar sobre a querida selecção do nosso Portugal, mas é melhor não, que já nem os vejo bem!! Enfim, sodona leide, quando quiser ver florinhas, os canteiros arranjados, as paredes imaculadas e o diabo a sete, é melhor ir jantar la para Cascais ou Tamariz, diz quem lá vai que é mais bonito!

15 comentários:

Jaime disse...

Bombaim tem 13 milhões de habitantes. Ficámos a saber que a MJA os conhece a todos, porque diz que são feios, baços e mal vestidos! Se o preconceito pagasse imposto, o défice orçamental desaparecia num ápice com a prestação da MJA.

Jaime disse...

PS- Fizeste bem em malhar na MJA.

Menphis disse...

Eu furava-lhe os pneus dos carros e depois, perguntava-lhe se queria ajudar para ver o que ela dizia.

Quanto ás bandeirinhas, eu tenho aqui um restaurante mesmo em frente ao meu trabalho com uma bandeira na fachada do prédio. Já estou cheio disto tudo, porquê não pus férias agora e não fui para outro sitio. Por exemplo, Bombaim.
Eu até quero que ganhe a Itália.

Anónimo disse...

Eu costumo ir ao bairro e não acho que o pessoal vai mal vestido, apenas todo mais ou menos igual. Quanto ao resto estou um pouco de acordo. Não é por ir lá que não sei ver o que está mal. As ruas cheiram realmente mal, há mesmo lixo na rua, há mesmo decadência e paredes excessivamente sujas (sim tags e outros que tais não entram na área artística). O bairro é assim? É, mas piorou bastante nos últimos anos e acho mesmo que um pouco mais de limpeza não fazia mal a ninguém.
Limpeza do espaço apenas, não das pessoas :)

Anónimo disse...

:o olha-me esta!!

pfff....

Joanne disse...

Mas que bem...Que visão! Um amigo meu diz que quando chove, não há desculpa para não ir ao bairro porque aquilo tem um micro-clima especial. Queres ver que além do micro-clima tem também uma porta secreta para o fim do mundo?! Essa senhora nunca tinha ouvido falar do bairro alto não? Cascais é bem mais limpinho e bonitinho...mas nem é por isso que os habitantes de cascais não vão ao bairro. As pessoas tem a mania de julgar aquilo que vem sem pensar naquilo que vem na realidade. Sim, o bairro tá sujo, mas qualquer lugar que tenha aquela quantidade de gente na rua també, está. Sim, o bairro tem as paredes velhas e com grafitis, mas ouvi dizer que vão fazer ali um trabalhito qualquer para dar um jeito. e mais? Que tem mais a senhora a queixar-se? O bairro alto é o bairro alto, e é assim que gostam dele as pessoas mal vestidas que o frequentam.

Jade disse...

O texto da MJA tresanda a cliché e a preconceito :) A graça do Bairro Alto é mesmo a multiculturalidade, as pessoas de todas as classes sociais, as pessoas vestidas cada uma ao seu estilo...e quem n percebe isso vai jantar pra outro lado. Eu n vou regularmente ao Bairro Alto, mas qdo vou, não vou feia, nem baça, muito menos mal vestida...

Ema disse...

há mesmo lixo na rua, está realmente tudo porco, cheira deveras a xixi nas esquinas, e por isso é que é tão mágico. ou nunca se perguntaram por que tanta gente se sente lá bem, apesar de tudo isso? alguma coisa deve ter. e acho que não é só a sangria a 1euro...

o feio e o pitoresco existem, e não têm de valer menos que o belo e o sublime. existem para que haja diferença, para que haja opção.

Maria disse...

Não li o comentário da Avillez na íntegra, mas não me parece que ela quisesse depreciar as pessoas que frequentam o Bairro.

A verdade é que o Bairro Alto era um ícone da cidade, e agora, olhas para um lado, e estão dois tipos a ter sexo nas escadas. E sim, as ruas estão sujas.

Quanto ao mal vestido, isso já é a natureza estúpida dessa "indivídua" que se julga superior ao mundo, a falar.

Não vamos todos começar a vestir Prada, por favor.

Anónimo disse...

sexo nas escadas!?!? ehh pa, essa nunca vi =P

infelizmente temos de concordar com essa "tipa", todos nós mudávamos um pouco o bairro, um pouco de limpeza toda a gente gosta, e não custa assim tanto ir ate a esquina deixar o bom do copo de plástico.

mas não foi so isso que a chocou... mas sim todos aqueles múltiplos factores que nos levam lá há a nos a fio. as variadas culturas, classes sociais e toda a mística que o bairro tem.
E Sim! infelizmente o bairro a piorar, vou la quase todas as semanas, adoro o bairro, amo o bairro, mas a verdade é que ja ando com muito mais atenção. E para os mais desatentos, alerto que já se vêm alguns policias a civil a passear no Bairro. e não, não foi depois do recente homicídio no bairro, que por acaso fui la no dia seguinte e estavam 2 bofias em cada esquina! ... porque será?!?!?

muito há a dizer sobre o bairro... mas fico-me por aqui dizendo que a sra MJA bem que me podia pagar uma viagem a Bombaim, teria muito prazer em conhecer aqueles mercados! =D

PDuarte disse...

Que eu gosto da diversidade e da multiculturidade, é verdade.
Que o Bairro Alto tem as paredes sujas, o chão sujo e cheira mal, é verdade.
Se achar isto é preconceito, eu também sou preconceituoso.

Rosa dos Ventos disse...

Eu não vou lá porque vivo a muitos kms de Lisboa, mas estou a ver que o meu filho, fiel e assíduo frequentador do Bairro e que eu acho ser um rapaz bem parecido (é de família)passou a ser feio, baço e mais quê?!
Ora quem a mandasse mesmo para Bombaim sem bilhete de volta!

Abraço

Corine disse...

é uma verdade, o problema do lixo tem vindo a agravar-se em toda a cidade, sempre mais evidente nestas zonas. se são cinzentas ou não? pelo contrário, não me parece... que não há muito respeito pelo espaço de que se usufrui? é uma verdade, veja-se os graffitis e tags disparatados em prédios recuperados com o dinheiro dos contribuintes. Não existe! Quanto a Bombaim não me parece, é Lisboa. não é mais que o Bairro Alto, um bairro antigo e típico da cidade. sobejamente conhecido pela sua topologia arquitéctonica, pela prostituição, pela droga, pelos lugares de boémia. talvez a senhora se tivesse enganado, pensasse chegar a outro lado....

MARIA MERCEDES disse...

A decoração da sala de estar, é de quem lá vive, seja feia ou bonita! O caso muda de figura quando eu também pago parte da renda(recolha de lixos, iluminação pública, etc.).Aí, acho que tenho o direito de exigir que a sala esteja em condições...independentemente de ser bonita ou feia!

desculpa lá, mas hoje deu-me para aqui. beijinhos de quem também gosta muito do Bairro Alto.

lampâda mervelha disse...

Deixa lá, uma vez chamaram-me alentejano subdesenvolvido. Bom, antes isso que comunista.